Oficialmente, o inverno no Brasil só começa no dia 21 de junho, mas as temperaturas já começaram a cair em várias regiões do país. Com a chegada do frio, pequenos negócios de diversos segmentos podem aproveitar a temporada para atrair os clientes e ganhar um dinheiro extra. O momento também é favorável para o comércio em geral, tendo em vista que o período coincide com as férias escolares do meio do ano.
De acordo com o gerente de Competitividade do Sebrae Nacional, Cesar Rissete, tanto os segmentos ligados à moda e ao turismo, como também aqueles relacionados à alimentação fora do lar e à beleza e estética podem se beneficiar desta época do ano, que deve se estender pelos próximos meses.
“No inverno, temos regiões no Brasil que podem explorar o tempo frio e oferecem diversos atrativos não só para visitantes de fora, mas também para os próprios moradores. Então, o comércio, de uma forma geral, costuma ser bastante impactado. As pessoas vão procurar produtos que a aqueçam, como cafeterias, chocolaterias, adegas, além de uma alimentação mais quente, como sopas, caldos e massas”, ressalta.
Rissete recomenda que os empreendedores redobrem a atenção quanto ao atendimento na alta estação. “Além de continuar com os cuidados sanitários e de higienização, é preciso preparar a equipe de colaboradores para este momento e, se possível, adotar uma rotina diária, com uma reunião de alinhamento para relembrar orientações que permitam uma boa experiência do cliente, como evitar filas ou obstáculos para o consumo”, alerta.
Além disso, ele considera que quem empreende não pode deixar de marcar presença nas redes sociais, pois as pessoas vão continuar procurando produtos e serviços na internet. “A exposição digital veio para ficar e é possível explorar o presencial com a ajuda das tecnologias do digital, inclusive como forma de melhorar a reputação dos negócios. Vale ficar atento porque uma má experiência no presencial também pode gerar transtornos na internet e, consequentemente, prejuízos para os negócios”, explica.
Confira abaixo como alguns segmentos podem aproveitar o inverno para atrair os clientes e vender mais:
1. No frio, as pessoas ficam mais elegantes
O inverno é considerado uma temporada na qual as pessoas se arrumam mais e o vestuário é mais requintado, com trajes e acessórios típicos. A troca de estação possibilita que as pessoas busquem incrementar o guarda-roupa com peças para aquecer, mas com um toque de sofisticação. A moda inverno tende a ser muito impactada e o comércio pode se beneficiar com o momento.
2. Turismo de inverno em família segue em alta nas férias escolares
O tempo frio do meio do ano também coincide com as férias escolares e muitas famílias aproveitam um fim de semana mais prologando para um passeio ou viagem nas proximidades. O turismo nacional pode ser favorecido, principalmente em algumas regiões do país, no Sul e Sudeste. Cidades turísticas como Gramado, no Rio Grande do Sul, e Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira em São Paulo, costumam explorar bastante a época para oferecer atrativos e atividades indoor, como patinação, entre outras.
3. Comidas e bebidas que aquecem
Nesta época do ano, as pessoas costumam procurar produtos que a aqueçam e o setor de alimentos e bebidas podem oferecer cardápios diferenciados. Bares, adegas, cafeterias e restaurantes devem apostar na oferta de opções que favoreçam um clima mais intimista e aconchegante para o frio. O comfort food, caracterizado por proporcionar um conforto e uma memória afetiva, também pode ser explorado, sobretudo com o preparo de receitas mais quentes, como sopas, caldos e massas.
4. É hora de tirar as peças pesadas do armário
Com a chegada do frio, começa o movimento de tirar as peças mais pesadas do armário, como cobertores, mantas, casacos e, antes de utilizá-los, é comum que as pessoas procurem serviços de higienização em lavanderias. Em geral, os clientes não possuem máquinas e acessórios próprios para lavar esse tipo de item e procuraram serviços para lavar e secar.
5. Tempo frio favorece tratamentos de beleza e estética
O tempo frio também requer maior cuidado com a pele e muitos optam pela estação para procurar procedimentos estéticos em spas e clínicas especializadas. O inverno é considerado favorável aos tratamentos de beleza e estética porque a pele fica mais sensível e exposta.
Fonte: Agência Sebrae