Notícias Contábeis

Pequenos negócios de alimentos e bebidas ganham destaque na ANUFOOD Brazil 2022

A Feira Internacional ANUFOOD Brazil 2022, considerada o maior encontro do setor de Alimentos e Bebidas (A&B), abre espaço para os pequenos negócios brasileiros, reconhecidos pela qualidade e reputação. Entre os dias 12 e 14 de abril, na São Paulo Expo, o público vai ter a oportunidade de conhecer uma seleção desses produtos no espaço exclusivo do Empório Sebrae no evento. O local dispõe de um estande onde empresários e profissionais do setor de A&B podem saber mais sobre produtos diferenciados, como é o caso dos produtos registrados como Indicações Geográficas (IG) pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Ao todo serão 31 produtos expostos, como café da Alta Mogiana de São Paulo, a farinha de mandioca de Bragança do Pará, o queijo da região da Canastra de Minas Gerais, os vinhos e espumantes da região da Farroupilha do Rio Grande do Sul, o mel do Oeste do Paraná e muitos outros. A analista de Competitividade do Sebrae Mayra Viana explica que os produtos diferenciados brasileiros possuem enorme potencial para agregar valor em toda a cadeia produtiva de alimentos e bebidas. Segundo ela, tanto o varejo, como chefs de cozinha e até mesmo a indústria podem aproveitar a variedade e qualidade desses produtos para se destacarem no mercado.

“Esse conceito tem se tornado uma tendência de consumo, cada vez mais buscada pelos consumidores interessados em produtos diferenciados das mais diversas formas, seja por apresentarem ingredientes mais saudáveis, pelo modo de produção artesanal ou por representarem a tradição e reputação de um território como é o caso das IG”, frisou a analista. O Sebrae apoia o processo de reconhecimento das Identificações Geográficas dos pequenos negócios produtores que, a partir da origem e tradição de seus territórios em várias regiões do país, buscam esse registro e proteção. Para conhecer mais sobre a importâncias das Indicações Geográficas para a economia e para o aumento da competitividade dos negócios.

Programação

A programação da feira internacional ANUFOOD Brazil também traz discussões de temas atuais que envolvem o universo do setor sob o ponto de vista dos pequenos negócios. No dia 14 de abril, a partir das 16h, o auditório principal do evento vai apresentar três palestras com a participação do Sebrae.

A primeira apresentação será comandada pelo especialista em alimentos e bebidas do Sebrae Rio Grande do Sul, Roger Klakfe, que vai tratar da inovação e colaboração nos novos alimentos e bebidas gaúchos. Às 17h, o time do Sebrae Nacional, com as analistas Hulda Giesbrecht e Cláudia Stheling, vai discutir o tema dos produtos diferenciados com Indicações Geográficas. Por último, a partir das 18h, será a vez de apresentar as tendências e oportunidades do mercado de alimentos e bebidas, com a participação da consultora de negócios do Sebrae São Paulo Juliana Berbert.

Fonte: Agência Sebrae